Confira 4 dicas para ter um controle de estoque eficiente

Cansou de acumular e/ou desperdiçar produtos? Vem com a gente!

Muitos supermercados passam por esse problema, fique tranquilo! É algo fácil de se resolver se tivermos muita organização e cuidado.
Primeiro devemos ter em mente que o objetivo de controlar um estoque é saber com precisão quais itens existem na empresa e as suas quantidades.

Preparado para reorganizar o seu método? Vamos lá.

✅ 1: Use um sistema informatizado para registrar entradas e saídas
Esse passo é o básico para se ter controle do estoque!
Recomendamos que você utilize sistemas informatizados que são especializados para gerir estoque. Isso porque eles são programados para organizar as informações da melhor forma possível, reduzindo o número de falhas e ainda com muitas outras funcionalidades práticas para o seu setor.

✅ 2: Tenha um padrão para descrever itens no sistema
Quando temos as descrições claras dos produtos, fica muito mais fácil de entender o que está ou não no estoque e evitamos confusões!
Uma ficha de controle padronizada com dados como datas de entrada, datas de saída e movimentações do produto na empresa é extremamente importante.

✅ 3: Faça inspeções periódicas
Por mais que tenhamos todo o cuidado e todos os procedimentos tenham sido seguidos à risca, erros podem acontecer.
Aproveite para detectar essas falhas antes que se tornem problemas reais para a operação da sua empresa.

✅ 4: Tenha um programa que ajude a diminuir as perdas
Para você criar a sua programação e evitar o desperdício e o prejuízo, alguns passos devem ser seguidos:
👉 É importante que você tenha um sistema de gestão integrada;
👉 Acompanhe a quantidade de compras;
👉 Receba as mercadorias com cuidado e atenção;
👉 Esteja atento à data de vencimento dos produtos;
👉 Tenha regras fixas de gestão de estoque;
👉 Crie indicadores de controle e resultado;
👉 Realize um inventário do estoque.

✅ 5 BÔNUS: Faça um reabastecimento inteligente
Estude o comportamento do consumidor para saber quais são os itens que mais são comprados. É importante também que você esteja por dentro de produtos sazonais para não ficar sem estoque ou então disponibilizar uma grande quantidade na data errada!

Gostou das nossas dicas?
Que tal colocar tudo em prática e minimizar as suas perdas?😉

Share

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

TOPO